Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Varanasi: a cidade sagrada da Índia onde se espera pela morte

Nesta cidade sagrada, aguarda-se, pacientemente, a morte. O objetivo é encontrar a salvação.

Varanasi. Eis a cidade sagrada da Índia onde se espera para morrer - Nesta cidade sagrada, aguarda-se, pacientemente, a morte. O objetivo é encontrar a salvação.

Notícias ao Minuto Brasil

05:42 - 26/04/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Índia

Varanasi é a capital espiritual da Índia, onde peregrinos hindus vão para morrer em busca da salvação, como Murali Mohan Sastry, ex-professor universitário de 82 anos.

A cidade sagrada, localizada no norte do país, é banhada pelo rio Ganges, o mais sagrado do hinduísmo, onde os devotos se reúnem para diversos rituais, desde o nascimento até a morte, como nota a Reuters.

Murali Mohan Sastry e sua esposa vivem em uma casa comunitária da cidade construída para quem quer viver seus últimos anos ali, aguardando a morte em busca da salvação. "Convidamos a morte", disse Sastry em declarações à agência noticiosa, após entoar suas orações ao nascer do dia, mergulhando três vezes totalmente vestido nas águas do rio. "Estamos orgulhosos de morrer aqui", acrescentou.

Apesar da existência de casas de repouso, cada vez mais populares, Murali Mohan Sastry explica que prefere passar seus últimos dias estudando e orando. "Nossa filosofia indiana é que aqueles que buscam conforto mundano nunca podem ir a Deus, nunca podem alcançar Deus", explicou.

Atualmente, mais de um milhão de pessoas vivem na cidade, que também é famosa por seus templos.

Ram Pyari, outra moradora da cidade, conta que se sente "farta" de enfrentar "tanto sofrimento", e que, ao "alcançar a salvação", "não terá mais que sofrer".

Aqueles que não conseguem morrer na cidade acreditam que ficarão mais perto da salvação se seus restos mortais forem cremados lá.

Veja na galeria acima imagens de Murali Mohan Sastry e Ram Pyari na cidade, além de alguns registros que mostram momentos de oração, especificamente uma cerimônia 'Ganga Aarti', ocorrida no passado mês de março. Este ritual de agradecimento e devoção realiza-se ao anoitecer, todos os dias, nas cidades sagradas de Varanasi, Haridwar e Rishikesh.

Leia Também: Julgamento de Trump por suposto estupro começa em Nova Iorque

Campo obrigatório