Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Qualquer plano de paz terá Jerusalém como capital de Israel'

Afirmação foi dada pelo premiê do país, Binyamin Netanyahu, durante participação no Fórum Econômico Mundial

'Qualquer plano de paz terá Jerusalém como capital de Israel'
Notícias ao Minuto Brasil

15:26 - 25/01/18 por Folhapress

Mundo Davos

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira (25) em Davos, na Suíça, que quaisquer acordos de paz negociados entre palestinos e israelenses deve prever soberania israelense sobre uma Jerusalém unificada.

"O único momento em que as três religiões, cristianismo, judaísmo e islamismo, puderam exercer sua fé com liberdade em Jerusalém foi sob soberania de Israel", afirmou o premiê durante conversa com Fareed Zakaria em evento durante o Fórum Econômico Mundial no resort suíço.

+ Cooperação é a única direção certa, diz China sobre EUA

Com isso, o premiê israelense descartou a possibilidade de um Estado palestino com capital em Jerusalém Oriental, como reivindicam os palestinos.

No entanto, o consenso internacional e as negociações de paz em curso têm por base a solução de dois Estados, um israelense e um palestino, sendo este baseado em Jerusalém Oriental.

Netanyahu também descartou a possibilidade de um outro mediador nas negociações de paz que não sejam os EUA. Autoridades palestinas disseram que não querem mais ter os EUA como mediador depois que o governo do presidente Donald Trump decidiu reconhecer Jerusalém como capital de Israel e transferir para lá, de Tel Aviv, sua embaixada.

"Não há outro mediador que não os EUA", disse Netanyahu. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório