Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cratera na BA cresce quase 4m e atinge 89,5m de comprimento

Ainda não se sabe o que está causando a erosão

Cratera na BA cresce quase 4m e atinge 89,5m de comprimento
Notícias ao Minuto Brasil

10:31 - 20/01/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Matarandiba

A cratera gigante que se abriu na cidade de Vera Cruz, perto da comunidade de Matarandiba, Ilha de Itaparica (BA), aumentou cerca de quatro metros de comprimento, segundo a Dow Química - empresa multinacional que atua na área onde está a erosão.

Em dezembro do ano passado, quando as medidas foram divulgadas pela última vez, a cratera tinha 86 metros de comprimento e 36 de largura. Agora, mede 89,5 metros de comprimento e 40,9 metros de largura.

Da mesma forma que na última medição, a profundidade do buraco diminuiu - de 40 metros para 36,4 metros -, pois há acúmulo de detritos que caem com o crescimento do buraco.

A empresa informou ao 'G1' que ainda não sabe o que está causando a cratera. A conclusão da primeira parte dos resultados das avaliações está prevista para o segundo trimestre deste ano.

+ Estado do Rio tem apagão em várias localidades na manhã deste domingo

Ainda segundo a Dow, espera-se que a erosão aumente até estabilização do terreno. Sob o ponto de vista técnico, a tendência é que as bordas fiquem do mesmo tamanho que o fundo do buraco.

Baseando-se num estudo geomecânico divulgado no final de novembro, conduzido pela consultoria independente alemã Institute for Geomechanics (IFG), a Dow garante que a comunidade de Matarandiba está segura. No entanto, por prevenção, foram instaladas tecnologias que oferecem informações em tempo real dos movimentos do subsolo na área.

Em setembro, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito para apurar o que estaria causando a cratera.

Campo obrigatório