Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Putin quer retomar negociações de programa nuclear com Coreia do Norte

Kim deve chegar hoje, de trem, à cidade de Vladivostok, que fica no extremo oriente russo

Putin quer retomar negociações de programa nuclear com Coreia do Norte
Notícias ao Minuto Brasil

06:55 - 24/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Líder

Uma autoridade russa de alto escalão disse à TV NHK que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pretende propor a retomada de negociações, entre seis partes, do programa nuclear de Pyongyang quando se encontrar, nesta quinta-feira (24) com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.Putin e Kim terão sua primeira cúpula em Vladivostok.

Kim deve chegar hoje, de trem, à cidade, que fica no extremo oriente russo. A cúpula provavelmente vai abordar uma ampla variedade de temas, incluindo a desnuclearização da Península Coreana e a cooperação econômica bilateral.

As negociações entre as seis partes eram presididas pela China e começaram em 2003. Os outros participantes eram os Estados Unidos (EUA), a Coreia do Norte, o Japão, a Coreia do Sul e Rússia. Entretanto, o impasse entre os EUA e a Coreia do Norte se intensificou cada vez mais sobre como verificar o comprometimento de Pyongyang em desmantelar seu programa nuclear.

As negociações estão interrompidas desde dezembro de 2008.Putin tem dito que a questão nuclear norte-coreana deveria ser debatida pelo mecanismo composto pelas seis partes. Acredita-se que Putin está tentando ampliar o envolvimento russo na questão.

Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório