Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Israel diz ter encontrado poço de acesso a túnel no hospital Al-Shifa

O porta-voz da IDF, Avichay Adraee, afirmou que durante a operação foram encontradas infraestruturas para um túnel operacional do Hamas e um carro-bomba preparado para o dia 7 de outubro, contendo várias armas.

Notícias ao Minuto Brasil

07:10 - 17/11/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Israel/Palestina

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, nesta quinta-feira, a descoberta de um poço de acesso a um túnel e um carro-bomba dentro do hospital Al-Shifa, na Faixa de Gaza. O porta-voz da IDF, Avichay Adraee, afirmou que durante a operação foram encontradas infraestruturas para um túnel operacional do Hamas e um carro-bomba preparado para o dia 7 de outubro, contendo várias armas. Além disso, informaram sobre a localização do corpo de Yehudit Weiss, uma cidadã israelita que estava refém do Hamas desde 7 de outubro, próximo ao hospital Al-Shifa.

Vale ressaltar que estas informações não foram confirmadas de forma independente, e o Hamas negou repetidamente o uso de instituições de saúde para operações militares, considerando as acusações de Israel como uma "mentira descarada". O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Palestina também rejeitou as declarações de Israel. A Human Rights Watch (HRW) considerou insuficientes as "provas" apresentadas pelas IDF para justificar o cerco ao hospital Al-Shifa sob o direito internacional.

Em resposta ao ataque do Hamas, denominado 'Tempestade al-Aqsa', Israel lançou a operação 'Espadas de Ferro', bombardeando instalações do grupo armado na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está "em guerra" com o Hamas, classificado como terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia. Netanyahu acordou com a oposição a criação de um governo de emergência nacional e um gabinete de guerra.

Leia Também: Lula pede apoio de Israel para nova repatriação na Faixa de Gaza

Campo obrigatório