Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Poder da mente faz imagem preta e branca ficar colorida

A ciência explica

Notícias ao Minuto Brasil

18:41 - 19/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Cores

Não é necessário usar livros de colorir para deixar uma foto preta e branca. A ciência pode dar uma mãozinha. Um video divulgado pelo canal inglês BBC four e realizado por cientistas mostra um experimento no qual uma ilusão de ótica engana nosso cérebro e torna a imagem colorida. Simples assim.

Primeiramente, é preciso identificar a imagem em preto e branco. Depois, é preciso olhar fixamente por alguns segundos para o centro da mesma imagem, que agora está colorida em tons alaranjados e violetas. Após este tempo, a mesma imagem, ainda em preto e branco, é percebida a cores pelo nosso cérebro. Mas como?

Os olhos humanos têm cones, ou células, capazes de captar e perceber as cores azul, verde e vermelho, segundo o Brasil Post. Mas quando são expostos por muito tempo a apenas uma cor, um deles para de responder. Assim, os outros dois cones "se atrapalham" e mostram cores opostas ou complementares, por exemplo, em vez de ver a cor vermelha, os cones verão verde. Mas a "mágica" acontece apenas por alguns segundos, pois o cérebro entende a distração e volta a perceber a cor original.

Assista o vídeo e teste seu poder da mente também!

Campo obrigatório