Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro sinais de cancêr da mama que não são caroços

De acordo com uma pesquisa do Reino Unido, uma em cada seis mulheres que descobriu o tumor foi com base num sintoma menos óbvio

Quatro sinais de cancêr da mama que não são caroços
Notícias ao Minuto Brasil

17:45 - 13/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Prevenção

A norte-americana Meghan Hall, de 34 anos, que descobriu que sofria de cancêr da mama sem que ela ou o seu médico tivessem sentido a presença de algum nódulo.

"Notei algo verde a escorrer à frente da minha camisa. Não pensei muito sobre o assunto, até que tentei tirá-la e vi que estava presa ao meu mamilo”, relata Meghan. "O meu peito estava a expelir um fluido verde!", explicou em entrevista à BBC News. 

De acordo com uma pesquisa preliminar apresentada na conferência de 2016 do UK National Cancer Research Institute’s (NCRI), no Reino Unido, uma em cada seis mulheres que descobriu o tumor foi com base num sintoma menos óbvio que a presença de um caroço, como anormalidades nos mamilos e perda de peso, por exemplo.

Quatro sinais de cancêr da mama que não têm nada a ver com caroços:

1. Pele com escamação, irregular ou inflamada

Conhece as suas mamas e todas as suas pequenas peculiaridades. “Portanto, se notar alguma mudança na sua aparência usual, preste atenção”, orienta Debra Patt, ginecologista e obstetra especialista em cancro da mama no Texas Oncology, do The US Oncology Network (EUA). “Qualquer sinal incomum, vermelhidão, inchaço, ondulação ou rugas na pele da mama ou ao redor do mamilo deve ser verificado pelo seu médico”, contou também à BBC.

2. Alterações nos mamilos

“Somente manequins têm mamilos perfeitos. A realidade é que nós, pessoas normais, temos que lidar com diferentes cores e tamanhos, posições, texturas e pelos” diz Neelima. “Tudo isso é normal, desde que já conheça os seus seios dessa forma”, acrescenta. E explica: se os seus mamilos têm um formato diferente desde que se desenvolveram, eles simplesmente são assim. Contudo, se se modificaram repentinamente, é necessário procurar um médico. Qualquer mudança nos mamilos, incluindo cor e textura, necessita de ser verificada para descartar um possível tumor.

3. Líquido expelido pelo mamilo

“É normal ‘perder’ leite durante a gravidez, durante a amamentação, e até um ano após o desmamar o bebê. No entanto, se notar qualquer vazamento em qualquer outro momento, deverá ser avaliada por um médico”, diz Debra. “Líquidos aleatórios, especialmente vermelho, verde ou com algum odor, podem significar que está com um problema, incluindo cancro da mama ou da glândula pituitária”, alerta.

4. Inchaço com dor

Seios doloridos e inchados também podem estar ligados ao cancro da mama. “Tudo está relacionado com o tamanho e a localização do tumor, que pode ser responsável por uma mudança de tamanho ou formato do seu peito”, explica Debra. “A maioria das mulheres que relatam dor nas mamas não sofrem de qualquer tumor. Contudo, se isso não tiver relação com o seu ciclo menstrual, não está a amamentar ou esse incómodo não desaparece, vá ao médico”, conclui.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório